"A união do rebanho obriga o leão a
deitar-se com fome."
(Provérbio africano)
(Provérbio africano)
Prezados
(as) Senhores (as) Policiais e Bombeiros (as) Militares do DF,
O
blog ASSOCIAÇÃO ÚNICA JÁ resolveu se
empenhar em buscar alternativas de apoio para a criação de nossa tão sonhada
ASSOCIAÇÃO ÚNICA. Muitos colegas têm sido enfáticos sobre a criação da tão sonhada
ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E
BOMBEIROS MILITARES. Depois de uma conversa com o grupo do NMU chegamos à
conclusão que de fato precisamos mudar as estratégias, sob o risco de entrarmos
mais um ano sem qualquer perspectiva no que se refere ao alcance do que as
categorias almejam.
Muitos
foram os pedidos para colocarmos em discussão essa ideia e, como sempre nosso
comodismo acabava falando mais alto e deixávamos passar. Agora chegou o
momento, não podemos mais fugir à regra! A ponderação que sempre foi marca
registrada do NMU para tocar adiante
projetos importantes e de interesse das categorias, principalmente por saber
ouvi - las, nos levaram a apoiar essa iniciativa.
Concordamos com o NMU, que para a criação deuma ASSOCIAÇÃO ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES alguns valores
precisam ser agregados tais como União, Engajamento, Independência, Luta e
Representatividade, sob pena de incorrermos nos mesmos erros que tantas outras
associações cometeram.Os erros devem servir de exemplo e também mitigados.
Diante
desse contexto apoiamos a criação dessa ASSOCIAÇÃO
que deve estar voltada, exclusivamente, para o policial e o bombeiro
militar, principalmente, no quesito representatividade jurídica. Concordamos
que as fórmulas de entidades associativas existentes já estão saturadas e
ineficientes e precisamos mudar, mas mudar para melhor, ser um diferencial
revolucionário devendo abarcar causas mais importantes, mais abrangentes e de
cunho coletivo.
Compreendemos
que para um trabalho sério e voltado aos interesses da coletividade, o fator
organizacional torna-se algo essencial somando-se a outros como a independência
política e financeira dessa organização. Portanto, entendemos que não se pode,
sob nenhuma ótica, estar ligada a outras entidades representativas, partidos
políticos ou políticos, apesar de sabermos que a interação e a política faz
parte de qualquer processo de mudanças. O que precisamos entender é que essa
nova forma de representação (associação única) deve ser totalmente,
independente, pois a subserviência a quem quer que seja,acabaria a colocando no
mesmo patamar de outras tantas associações já existentes.
Portanto, em consideração e solidariedade aos
membros do NMU e as categorias, disponibilizamos novamente o espaço para
discussões, ideias, sugestões, enfim, para que possamos solidificar nosso
projeto.
Desejamos
a todos um bom debate e que sigamos em frente, pois temos condições para isso.
Peço-vos que utilizemos esse tópico tão
somente para o assunto em pauta e após um exaustivo debate que coloquemos em
prática nossos anseios.
A UNIÃO FAZ A FORÇA E NOS FORTALECE
Associação Única Já!
OS DESONESTOS DAS ASSOCIAÇÕES QUE SÓ DEFENDE OS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES , ESTÃO EM DESESPEIRO COM A CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ÚNICA!!!!
ResponderExcluirEU JÁ ME FILIEI E VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O QUÊ PARA SE FILIAR?
Anônimo25 de abril de 2013 12:55
Agradecemos o seu ímpeto colega pela sua defesa pela criação de uma associação única voltada para os interesses de nossas categorias, mas temos que ter cuidado com alguns detalhes. No momento esse abaixo assinado é tão somente para exprimir a opinião daqueles que concordem ou não com essa possibilidade. A assinatura nessa petição não configura uma adesão. Como já dissemos antes, uma vez a ideia tomando corpo, teremos que partir para o segundo passo que é a elaboração de um estatuto, que desde já todos podem começar a opinar com suas sugestões. Algumas de maior relevância já foram elencadas aqui, como a não remuneração do corpo de direção, bem como a vedação a inscrição a cargos eletivos quando no exercício do mandato na associação. Uma vez aprovada essa ideia teremos que rechear o estatuto de forma a não deixar brechas para oportunistas de plantão, que veem em uma associação apenas mais um trampolim para atingir seus propósitos. Se tiver que sair algum candidato isso deve ser decidido pela própria associação, e não pelos espertalhões que só porque estão a frente delas se acham os seus donos e que tudo podem. Quando falamos em única, é única mesma. Que deve ser totalmente adversa dos modelos hoje existentes. Uma verdadeira associação deve ser voltada para o único e exclusivo interesse dos associados e não somente dos seus gestores. Não pensem que é uma utopia criar uma entidade dessa sem tais vícios. Só dependerá de nós. Sabemos da imensa dificuldade que muitos ainda têm em acessar as redes sociais ou um simples email,por isso foi disponibilizado no canto direito do blog uma lista para aqueles que quiserem se prontificar a imprimir e pegar as assinaturas pessoalmente. Se cada um procurar fazer sua parte, em pouco tempo poderemos atingir quase que o todo. Então, se me permite corrigir sua última frase sem querer lhe causar nenhum embaraço, ela deveria ficar assim:
EU JÁ ASSINEI O ABAIXO ASSINADO, E VOCÊ/ ESTÁ ESPERANDO O QUE PARA ASSINAR TAMBÉM? OBRIGADO.
1º SGT INDIGNADO
NMU
Parabéns ao amigo pela retomada desta luta!O difícil de tudo isso é que a criação de uma associação única incomoda muita gente.Principalmente aqueles que temem em perder seus associados e as mensalidades pagas por eles.Força irmão,que DEUS te ilumine.
ResponderExcluirEstou só no aguardo da associação única.
ResponderExcluirBOM DIA TEN. POLIGLOTA,INTERLOCUTORES DO NMU E DEMAIS LEITORES. EM CONVERSA COM ALGUNS COLEGAS PUDE NOTAR QUE BOA PARTE JÁ SABEM DO ABAIXO ASSINADO SOBRE A OPINIÃO DAS CATEGORIAS SE QUEREM CRIAR OU NÃO UMA ASSOCIAÇÃO ÚNICA PARA NOS DEFENDER. MAS TAMBÉM OUVI QUE ALGUNS ESTÃO COM MEDO DE ASSINAR E ACONTECER O QUE DIZEM QUE OCORRIA NO PASSADO, ONDE PEGAVAM OS DADOS DO CIDADÃO QUE ELE DEIXAVA EM QUALQUER FOLHA DE PAPEL E O ASSOCIAVA AUTOMATICAMENTE, VINDO O DESCONTO NA FOLHA OU EM CONTA CORRENTE. EXPLIQUEI QUE ISSO NESSE MOMENTO É IMPOSSÍVEL DE ACONTECER, POIS ESSA PETIÇÃO É APENAS UMA ENQUETE PARA VOCÊ OPINAR SE CONCORDA OU NÃO COM ESSA IDEIA, E QUE NELA NÃO TEM NEM CAMPO PARA COLOCAR A CONTA CORRENTE OU CPF, DADOS IMPRESCINDÍVEIS PARA DETERMINADAS TRANSAÇÕES. AGORA EU FICO A PENSAR. SERÁ QUE É ISSO MESMO QUE O PESSOAL TÁ PENSANDO OU É MAIS UMA DESCULPA? SE ALGUNS ESTIVEREM MESMO PENSANDO ASSIM, ACHO QUE O PRÓXIMO CONCURSO NÃO DEVE SER A NÍVEL SUPERIOR NÃO. DEVE EXIGIR NO MÍNIMO UM MESTRADO, POIS UM POLICIAL QUE NÃO DISTINGUIR UM ABAIXO ASSINADO DE UMA FICHA DE FILIAÇÃO, É DE DAR DÓ E VERGONHA. ENTÃO, TEN. POLIGLOTA, COMO O SENHOR TEM UMA BOA ACEITAÇÃO NAQUILO QUE EXPÕE, FAÇA UM FAVOR A ESSAS PESSOAS QUE ESTÃO CONFUNDINDO AS COISAS COLOCANDO UMA BOA EXPLICAÇÃO SOBRE ESSA PETIÇÃO, DE MODO QUE ATÉ UMA CRIANÇA OU UMA PESSOA COM A SIMPLES 4º SÉRIE POSSA ENTENDER. OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
ResponderExcluirBom dia colega,
ExcluirA sua explicação foi corretíssima. É isso aí mesmo. Ninguém está associando ninguém, trata-se apenas de um debate sobre o tema para que os verdadeiros interessados decidam. Em todos concordando, aí sim, na mesma assembléia se constitui a associação onde todos se filiarão em FORMULÁRIO PRÓPRIO.
Outro fator importante e que todos devam saber é que essa CENTRAL ÚNICA, como o próprio nome diz (ÚNICA) abrangerá todas as classes policiais e bombeiros militares, sem nenhuma discriminação. Então não se deve confundir Associação ÚNICA DAS PRAÇAS Policiais e Bombeiros Militares com CENTRAL ÚNICA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES.
Agora não quero crer que os colegas estejam pensando dessa forma como justificativa para criarem um instrumento para sua própria defesa. Se assim o for, de nada justifica pessoas ou grupos ou até mesmo associações lutarem para benefícios internos inerentes às categorias.
O trabalho é esse aí mesmo que você se dispôs a fazer companheiro. Levar o seu entendimento, esclarecer e buscar o fortalecimento da categoria. Parabenizo-o por isso e confio em cada policial e bombeiro que abraça a causa com determinação.
Desejo-lhe um bom dia e a todos os colegas,
Tenente Poliglota...
Anônimo27 de abril de 2013 11:48
ResponderExcluirAo Anônimo27 de abril de 2013 11:07
Caro anônimo, em nome dessa nobre causa quero agradecer-lhe pela sua iniciativa. Também estamos procurando fazer a nossa parte. Estou colhendo as assinaturas diretamente dos colegas, mesmo virtualmente. Alguns já se manifestaram também quanto a colhe-las de forma manuscrita. O importante agora é insistir na divulgação e convencimento, pois muitos já tem o conhecimento dessa campanha, mas ainda estão reticentes. Não querem dar a eles mesmos o poder da dúvida, preferindo esperar para ver o que vai dar. Boa parte de nossas categorias sempre foram assim. Sempre preferiram esperar pelos outros e dar tempo ao tempo. Nunca concordei com esse tipo de atitude. Embora sabemos que sozinhos, dificilmente, conseguiremos mudar algo, mas se cada um procurasse fazer ao menos o mínimo, quem sabe não teríamos resultados melhores. Então, que aqueles que tenham consciência disso que continuem a fazer sua parte, não se importando com a inércia de outros, para não correr o risco de se contaminar.
1º SGT INDIGNADO
NMU
Bom dia. Fiz uma leitura nas assinaturas contidas no abaixo assinado sobre a opinião de se criar uma entidade única para nos representar (policiais e bombeiros), e ao verificar junto ao nosso almanaque pude notar que a maioria ali contida naquela petição são de policiais militares. Já ultrapassamos a barreira das 600 (seiscentas) assinaturas, mas ainda está um pouco além do objetivo de se filtrar a intenção das categorias. Sabemos que muitos ainda estão alheios aos recursos tecnológicos e interativos, mas uma parcela ainda não contribuiu com sua opinião, pois não vislumbraram o ganho que as categorias poderiam ter se tivesse de fato uma única entidade falando por elas, seguindo em uma mesma direção. Também vi em determinada rede a informação que os bombeiros já estão se movimentando em busca da escolha de seus representantes para a disputa em 2014 e, quanto a isso, merecem nosso reconhecimento e elogio. Mas também pude perceber uma intenção velada de procurar distanciar os bombeiros dos policiais militares. Vejam bem. Todos somos regidos pelas mesmas leis e regulamentos, diferenciando apenas nas atribuições. E, em um momento que está em discussão a possibilidade de se criar uma entidade única a representar ambas as categorias no que concerne as suas reivindicações e anseios, fomentar essa divisão é para mim um dissenso. Ainda não conseguir vislumbrar qual seria o ganho dessa separação. Será que seria mais vantajoso que cada categoria seguisse o seu caminho, como é o caso da nossa co irmã PCDF? Ela é uma categoria diferenciada e que não tem o militarismo para podar seus direitos, além de te-los todos reconhecidos na CF/88. Ao contrário de nós, que não podemos nem ao menos nos sindicalizar. Na minha humilde opinião, quanto mais divididos, mais submissos e desrespeitados. Ainda mais agora que até a Corte Suprema está sentindo o poder dessas interferências. Imaginem nós, meros mortais sem nenhuma entidade de peso a nos representar e defender! Portanto, senhores bombeiros militares, nos ajudem também a difundir essa ideia, pois a divisão não trará ganhos para nenhum dos lados. Aproveitem que os holofotes estão a todo tempo voltados para nós e deixando vocês de lado.Então, que procurem se utilizar desse desvio de foco para fomentar essa ideia junto aos seus e até mesmo aos demais policiais militares. Lembrem-se que o Sgt BM Rivailton, uns dos interlocutores do NMU, sempre foi um ferrenho defensor dos bombeiros militares, mas mesmo assim reconhece que essa união com os policiais militares os tornam muito mais fortes. Então, aqueles que concordarem, assinem a petição e passe o recado adiante. Obrigado.
ResponderExcluir1º SGT INDIGNADO
NMU
Acessem: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184